LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE AS CRENÇAS DE APRENDIZES - ENGLISH TEXTBOOK: THEORICAL APROACHES ABOUT THE LEARNERS’ BELIEFS

Autores

  • Adriane de Sousa Canedo Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Daniela Florambel Rodrigues Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • José Elias Pinheiro Neto Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar algumas dificuldades
encontradas pelos alunos na aprendizagem de língua inglesa, partindo da
ideia de que os alunos possuem algumas crenças quanto ao processo de
ensino/aprendizagem. Os alunos acreditam no material didático utilizado
pelo professor na sala de aula e o livro didático é o principal, porém ele é
somente uma das fontes através da qual o professor se norteia para dar sua
aula, existem outros recursos. O professor pode utilizar para expor os
conteúdos outras técnicas que podem, também, auxiliá-lo nas aulas de língua
inglesa. Dentre essas técnicas podemos destacar: filmes, músicas, diálogos,
representação da realidade, entre outros. Com essa mistura os alunos se
sentirão mais motivados e a aprendizagem poderá ter melhor resultado.


Palavras-chave: Ensino de línguas. Crenças. Livro didático de Língua
Inglesa.


Abstract: The aim of this paper is to show some difficulties faced by
students in learning English, starting with the beliefs they have about
teaching and learning. Students believe in the teaching materials used by the
teacher in the classroom and the textbook is the main one, but it is only one
of the sources through which the teacher guides his/her classes. There are
other resources. The teacher can use other techniques to expose the contents
of the English language. Among these techniques: movies, songs, dialogues,
roleplays, among others. With this mixture the students feel more motivated
and learning may have better results.


Key-words: Language teaching. Beliefs. English textbook.

Biografia do Autor

  • Adriane de Sousa Canedo Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês), da UEG – UnU de Itapuranga.
  • Daniela Florambel Rodrigues, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês), da UEG – UnU de Itapuranga.
  • José Elias Pinheiro Neto, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestrando em Geografia pela UFG/CAC. Pesquisador do NEPSA Professor do Curso de Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês), da UEG – UnU de Itapuranga.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre