O PROFESSOR COMO AGENTE DA CONSTRUÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA - THE TEACHER AS AN AGENT OF THE CONSTRUCTION OF THEORY AND PRACTICE

Autores

  • Charlene S.M Meneses de Paula Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras–chave, Formação de professor. Reflexão crítica. Aprendizagem crítico-colaborativa. Prática pedagógica. Emancipação. - Keywords, Teacher education. Critical reflection. Collaborative and critical learning. Pedagogic practice. Emancipation.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta e discute alguns conceitos relacionados à
prática de ensino, sobretudo ao professor que está inserido nesta prática.
Busca-se ressaltar a importância de se rever o papel que o professor
atualmente desempenha na conjuntura social, destacando algumas
características que precisam ser desenvolvidas em prol da emancipação das
estruturas opressivas, prejudiciais e tendenciosas às quais professores, alunos
e sociedade em geral estão submetidos. A reflexão crítica e a aprendizagem
crítico-colaborativa de professores são caminhos, destacados por vários
autores, que conduzem a uma prática educativa mais igualitária e justa.


Palavras–chave: Formação de professor. Reflexão crítica. Aprendizagem
crítico-colaborativa. Prática pedagógica. Emancipação.


Abstract: This article presents and discusses some concepts, related to the
teaching practice, especially to the teacher who is in this practice. This work
also intends to emphasize the importance of review the actually teacher’s
role in the society, highlighting some characteristics that need to be
developed in aid of the oppressive, harmful and tendentious emancipation,
which teacher, students and the society in general are subjected. The
teacher’s critical reflection and the collaborative and critical learning are
ways, showed by a number of studious, which lead to a more equality and
fair educative practice.


Keywords: Teacher education. Critical reflection. Collaborative and critical
learning. Pedagogic practice. Emancipation.

Biografia do Autor

  • Charlene S.M Meneses de Paula, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas pela Faculdade Araguaia. Licenciada em Letras(Português / Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Inhumas - GO. Professora de Língua Inglesa na UEG-Inhumas

Downloads

Edição

Seção

Tema livre