O PROFESSOR COMO AGENTE DA CONSTRUÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA - THE TEACHER AS AN AGENT OF THE CONSTRUCTION OF THEORY AND PRACTICE
Palavras-chave:
Palavras–chave, Formação de professor. Reflexão crítica. Aprendizagem crítico-colaborativa. Prática pedagógica. Emancipação. - Keywords, Teacher education. Critical reflection. Collaborative and critical learning. Pedagogic practice. Emancipation.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta e discute alguns conceitos relacionados à
prática de ensino, sobretudo ao professor que está inserido nesta prática.
Busca-se ressaltar a importância de se rever o papel que o professor
atualmente desempenha na conjuntura social, destacando algumas
características que precisam ser desenvolvidas em prol da emancipação das
estruturas opressivas, prejudiciais e tendenciosas às quais professores, alunos
e sociedade em geral estão submetidos. A reflexão crítica e a aprendizagem
crítico-colaborativa de professores são caminhos, destacados por vários
autores, que conduzem a uma prática educativa mais igualitária e justa.
Palavras–chave: Formação de professor. Reflexão crítica. Aprendizagem
crítico-colaborativa. Prática pedagógica. Emancipação.
Abstract: This article presents and discusses some concepts, related to the
teaching practice, especially to the teacher who is in this practice. This work
also intends to emphasize the importance of review the actually teacher’s
role in the society, highlighting some characteristics that need to be
developed in aid of the oppressive, harmful and tendentious emancipation,
which teacher, students and the society in general are subjected. The
teacher’s critical reflection and the collaborative and critical learning are
ways, showed by a number of studious, which lead to a more equality and
fair educative practice.
Keywords: Teacher education. Critical reflection. Collaborative and critical
learning. Pedagogic practice. Emancipation.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.