ESTUDO DO MEIO EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA STUDY OF THE ENVIROMENT IN A CANDOMBLÉ TEMPLE: METHODOLOGICAL ALTERNATIVES TO TEACH AFROBRAZILIAN AND AFRICAN HISTORY AND CULTURE

Autores

  • Clarissa Adjunto Ulhoa Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Lei 10.639/2003. Estudo do meio. Terreiro de Candomblé. - Keywords, Law 10.639/2003. Study of the enviroment. “Candomblé Yard

Resumo

Resumo: Com a implementação da lei 10.639/2003, que tornou obrigatório
o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições de
educação de todo o país, urge que se pense novas alternativas didáticas e
metodológicas que auxiliem os (as) professores (as) em sala de aula. Para
tanto, a proposta que será apresentada a seguir convida os (as) professores
(as) a levarem seus alunos (as) para conhecer um Terreiro de Candomblé em
um estudo do meio, utilizando-o como eixo orientador para o
aprofundamento das discussões a respeito dos temas que compõem as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.


Palavras-Chave: Lei 10.639/2003. Estudo do meio. Terreiro de Candomblé.


Abstract: With the implementation of the Law 10.639/2003, which made
compulsory the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture
in the educational institutions across the country, it is urgent to think new
educational and methodological alternatives to help teachers in the
classroom. For this, the presented proposal invites teachers to bring their
students to visit a “Candomblé Yard” for studying the enviroment, using the
main orientation to discuss about the themes that build up the National
Curriculum Guide for the Education of Racial-Ethnic Relations and the
Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in a deep way.


Keywords: Law 10.639/2003. Study of the enviroment. “Candomblé Yard".

Biografia do Autor

  • Clarissa Adjunto Ulhoa, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFG. Licenciada em História pela UEG.
    Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos Africa-Américas (CIEAA) - UEG/UFG.

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