EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA - INCLUSIVE EDUCATION: DIFFICULTIES IN THE TEACHER’S PRACTICE AND CONTRIBUTIONS OF PSYCHOLOGY
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Inclusiva. Dificuldades. Atuação do Professor. Psicologia. - Keywords, Inclusive Education. Difficulties. Teacher`s practice. PsychologyResumo
Resumo: O processo da inclusão de deficientes nas escolas regulares tem
gerado contribuições e consequências para a atuação do professor. Uma das
consequências é que a falta de preparo dos professores tem causado um
esgotamento de energia, pois não sabem como atuar e acabam esforçando-se
demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para
facilitar as relações entre professores e alunos. A partir disto, esta pesquisa
objetivou fazer um estudo exploratório acerca das dificuldades enfrentadas
por professoras frente à inclusão de pessoas com deficiência de uma escola
pública, bem como abordar possíveis contribuições do profissional de
psicologia neste contexto. Realizou-se um estudo qualitativo de caráter
exploratório, tendo como procedimento a Análise Temática de Conteúdo das
entrevistas semiestruturadas realizadas com duas professoras da escola
campo. O discurso das entrevistadas revelou que: o contato com os
deficientes proporcionou repensar sua atuação e sua relação com essas
pessoas; o ser professor nos espaços inclusivos pode acarretar em desgaste
físico, cognitivo e afetivo; embora as entrevistadas tenham a necessidade de
um psicólogo que faça avaliações diagnósticas, indicam a precisão de um
profissional que as ajude nas relações entre professor, aluno, família e
escola. Acredita-se que as reflexões realizadas possibilitaram considerar as
atuais políticas inclusivas como incipientes, sendo indispensáveis mais
discussões no campo das políticas públicas e dos direitos humanos, pois só
assim seriam possíveis melhorias no suporte para a atuação do professor no
contexto da educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Dificuldades. Atuação do Professor.
Psicologia.
Abstract: The inclusion of people with special educational needs in regular
schools has brought contributions and consequences for the teacher`s
practice. One consequence is that the teachers` lack of preparation has
caused a burnout, once they do not know how to act and end up struggling
too much in activities inside and outside the classroom. In this scenario, the
psychologist appears as an important professional to facilitate the
relationship between teachers and students. Therefore, this study aimed to
make an exploratory study on the difficulties faced by teachers against the
inclusion of people with disabilities in a public school, as well as approaching possible contributions of the professional psychologist in this
context. We carried out an exploratory qualitative study having as procedure
a content analysis of semi structured interviews conducted with two teachers
of the school field. The discourse of the interviewees revealed that: the
contact with people with disabilities provided them to rethink their practice
and the relationship with those people; being a teacher in inclusive spaces
can result in physical, cognitive and affective fatigue; although the
interviewees have a need for a psychologist to make diagnostic evaluations,
they mention the need of a professional that would help in the relationship
between teacher, student, family, and school. It is believed that the
considerations made enable considering the current inclusive policies as
incipient, being necessary further discussions in the field of public policies
and human rights, since it could be possible to support improvements in
teacher`s practice in the context of inclusive education.
Keywords: Inclusive Education. Difficulties. Teacher`s practice.
Psychology
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.