EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA - INCLUSIVE EDUCATION: DIFFICULTIES IN THE TEACHER’S PRACTICE AND CONTRIBUTIONS OF PSYCHOLOGY

Autores

  • Thimoteo Pereira Cruz Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Inclusiva. Dificuldades. Atuação do Professor. Psicologia. - Keywords, Inclusive Education. Difficulties. Teacher`s practice. Psychology

Resumo

Resumo: O processo da inclusão de deficientes nas escolas regulares tem
gerado contribuições e consequências para a atuação do professor. Uma das
consequências é que a falta de preparo dos professores tem causado um
esgotamento de energia, pois não sabem como atuar e acabam esforçando-se
demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.
Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para
facilitar as relações entre professores e alunos. A partir disto, esta pesquisa
objetivou fazer um estudo exploratório acerca das dificuldades enfrentadas
por professoras frente à inclusão de pessoas com deficiência de uma escola
pública, bem como abordar possíveis contribuições do profissional de
psicologia neste contexto. Realizou-se um estudo qualitativo de caráter
exploratório, tendo como procedimento a Análise Temática de Conteúdo das
entrevistas semiestruturadas realizadas com duas professoras da escola
campo. O discurso das entrevistadas revelou que: o contato com os
deficientes proporcionou repensar sua atuação e sua relação com essas
pessoas; o ser professor nos espaços inclusivos pode acarretar em desgaste
físico, cognitivo e afetivo; embora as entrevistadas tenham a necessidade de
um psicólogo que faça avaliações diagnósticas, indicam a precisão de um
profissional que as ajude nas relações entre professor, aluno, família e
escola. Acredita-se que as reflexões realizadas possibilitaram considerar as
atuais políticas inclusivas como incipientes, sendo indispensáveis mais
discussões no campo das políticas públicas e dos direitos humanos, pois só
assim seriam possíveis melhorias no suporte para a atuação do professor no
contexto da educação inclusiva.


Palavras-chave: Educação Inclusiva. Dificuldades. Atuação do Professor.
Psicologia.


Abstract: The inclusion of people with special educational needs in regular
schools has brought contributions and consequences for the teacher`s
practice. One consequence is that the teachers` lack of preparation has
caused a burnout, once they do not know how to act and end up struggling
too much in activities inside and outside the classroom. In this scenario, the
psychologist appears as an important professional to facilitate the
relationship between teachers and students. Therefore, this study aimed to
make an exploratory study on the difficulties faced by teachers against the
inclusion of people with disabilities in a public school, as well as approaching possible contributions of the professional psychologist in this
context. We carried out an exploratory qualitative study having as procedure
a content analysis of semi structured interviews conducted with two teachers
of the school field. The discourse of the interviewees revealed that: the
contact with people with disabilities provided them to rethink their practice
and the relationship with those people; being a teacher in inclusive spaces
can result in physical, cognitive and affective fatigue; although the
interviewees have a need for a psychologist to make diagnostic evaluations,
they mention the need of a professional that would help in the relationship
between teacher, student, family, and school. It is believed that the
considerations made enable considering the current inclusive policies as
incipient, being necessary further discussions in the field of public policies
and human rights, since it could be possible to support improvements in
teacher`s practice in the context of inclusive education.

Keywords: Inclusive Education. Difficulties. Teacher`s practice.
Psychology

Biografia do Autor

  • Thimoteo Pereira Cruz, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmico do 9º período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. 

Downloads

Edição

Seção

Tema livre