ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE LITERATURA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE LÍNGUAGE LITERATURA DA UFT

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Valéria Medeiros Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Letras. Dissertações de Mestrado. Formação Docente. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das dissertações defendidas no período de 2010 à 2013 no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. O corpus é constituído por dissertações de Mestrado que inserem na linha de pesquisa Literatura, memória e identidade cultural em contexto de formação, que investiga o estudo das manifestações literárias em uma perspectiva interdisciplinar. Concluímos a partir deste mapeamento, que as dissertações produzidas até o momento mostram como a singularidade de sua única área de concentração – a Formação Docente – produziu nestes anos, reflexões que projetam e elevam o universo escolar ao lugar que lhe cabe: o espaço de confluência da diferença, de saberes, de identidades para além da transmissão de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Doutora em Currículo e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Professora do Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins.

  • Valéria Medeiros, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Doutora em Estudos da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela UERJ e Teoria Literária pela PUC-Rio. Professora do Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Tema livre