DESAFIOS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino de Filosofia. Aprendizagem. Representações sociais. - Keywords, Teaching Philosophy. Learning. Social representations.Resumo
Resumo : Com base na teoria das representações sociais, o presente trabalho discute o estudo e o ensino da Filosofia no nível Médio de escolaridade. Produto do projeto de pesquisa que objetiva identificar a rede de significações que tem sustentado as relações estabelecidas por estudantes e docentes com a disciplina de Filosofia no Ensino Médio, a pesquisa hora apresentada foi motivada pela frequente demanda de desinteresse de seus alunos, trazida por estagiários de licenciatura em Filosofia. Com a tarefa de buscar compreender tal desinteresse, um grupo de professores e estudantes dos Cursos de Filosofia, Psicologia e Pedagogia da Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Universidade de Brasília, elaborou o projeto de pesquisa aqui relatado, em um de seus eixos, o da aprendizagem. Neste contexto, torna-se relevante conhecer as representações que os estudantes e professores têm da disciplina Filosofia, uma vez que elas orientam a relação que os mesmos estabelecem com a matéria. O aporte metodológico mesclou as abordagens quantitativa e qualitativa a fim de buscar mais rigor na análise dos dados e conclusões alcançadas. Tomou-se como lócus da investigação duas escolas de Ensino Médio do Distrito Federal tendo como critério serem estas, locais de estágio de estudantes de licenciatura em Filosofia das universidades parceiras na pesquisa.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Aprendizagem. Representações sociais.
Abstract: Based on the theory of social representations, this paper discusses the study and teaching of philosophy in the High School. Product of a research project that aims to identify a network of meanings that has sustained the relations established by students and teachers with the discipline of Philosophy in High School, the research was motivated by the lack of interest among students of schools surveyed made by undergraduate interns in Philosophy. With the task of seeking to understand such indifference, a group of teachers and students of courses in Philosophy, Psychology and Pedagogy at the Catholic University of Brasilia, in partnership with the University of Brasilia, compiled the research project reported here, in one of its axes, the learning. In this context, it is relevant to know the representations that students and teachers build the discipline philosophy, since they guide the relationship that they establish with the matter. The methodological approach blended quantitative and qualitative approaches in order to pursue more rigorous analysis of data and conclusions reached. Two high schools in the Federal District was taken as the locus of the investigation for being internship places for undergraduate students in philosophy of the partner universities involved in the research.
Keywords: Teaching Philosophy. Learning. Social representations.
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