EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Osvaldo José Sobral Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O tema deste artigo é “Educação e Diversidade”, e a problematização: Quais são as representações conceituais dos discentes do Curso de Pedagogia, da UEG, Campus Inhumas, suas concepções teóricas, atualizadas, sobre a temática e como poderá ser efetivada uma prática pedagógica pautada na relação entre Educação e Diversidade? Como objetivo: apreender as representações conceituais e concepções teóricas assimiladas pelos acadêmicos sobre a díade educação-diversidade, por intermédio dos componentes curriculares, da prática pedagógica, e das AEA. Como metodologia foi composto um grupo de estudo pelos pesquisadores, que se reuniram para fundamentar teoricamente o trabalho, entre maio e novembro de 2011, utilizando: Abdo (2010); Almeida et al. (2007); Berguer e Luckmann (2002); Cavalcanti (2000); Cavalleiro (2003); Chauí (1991); Katz (1996); Mantoan (2006; 2009); Marques e Marques (2003); Mazzotta (2005); Sobral (2008); dentre outros autores, documentos e leis. Os dados coletados por intermédio de questionários, com perguntas fechadas e de múltiplas escolhas, foram aplicados em 116 acadêmicos, dentre os 146 matriculados no Curso de Pedagogia, da UEG – UnU/Inhumas, em agosto de 2012, mediante assinaturas do TCLE. Abordou-se: inclusão educacional; condutas sexuais humanas: sexo, sexualidade e identidade sexual; uma breve história sobre a heteronormatividade; orientação sexual; relações étnicas no Brasil: um recorte histórico sobre os afrodescendentes na sociedade brasileira. Espera-se que esta discussão possa contribuir para o enriquecimento e aprofundamento desta formação acadêmica, e, instigar professores e acadêmicos a desenvolverem intervenções na prática pedagógica, no estágio e projetos de pesquisa ou extensão para a cidade de Inhumas e municípios circunvizinhos, que envolvam as temáticas aqui abordadas.

Biografia do Autor

  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Tema livre