LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Leitura e produção textual.Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o resultado de pesquisa realizada visando incentivar a produção autônoma de textos tendo como princípio o fato de que o aluno é capaz de produzir textos mesmo não sendo alfabetizado. Para tanto, com fundamentos de Soares (1998, 2002, 2008), uma sequência didática foi pensada na perspectiva de alfabetizar letrando, contemplando aulas de leitura e produção de texto, para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública de Marabá, estado do Pará. Estudiosos como Kleiman (2005); Tfouni (2006) e Soares (1998, 2002, 2008) têm discutido o tema do letramento e alfabetização, todavia, observa-se que há uma lacuna em produções que abordem reflexões sobre os resultados de atividades práticas. Refletindo sobre os resultados da pesquisa e com base e novas leituras pudemos constatar que por vezes, o letramento presente na escola mascara ideologias dominantes que homogeneizam as práticas sociais de leitura e escrita (STREET, 2014). Como forma de evitar essa prática, torna-se premente considerar a cultura local, admitindo que os envolvidos no processo, alfabetizados ou não, são capazes de produzir conhecimento e criar seu próprio material de estudo. O professor, nesse caso, se apresenta como mediador de práticas de letramento sociais necessárias à elaboração desse material, que tem significado para aquela cultura. O projeto ora apresentado foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Marabá-PA, em parceria com o Centro de Formação Continuada de professores da Universidade de Brasília, financiado pelo Programa Pró- Letramento do Ministério da Educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.