LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jacielle da Silva Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Leitura e produção textual.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o resultado de pesquisa realizada visando incentivar a produção autônoma de textos tendo como princípio o fato de que o aluno é capaz de produzir textos mesmo não sendo alfabetizado. Para tanto, com fundamentos de Soares (1998, 2002, 2008), uma sequência didática foi pensada na perspectiva de alfabetizar letrando, contemplando aulas de leitura e produção de texto, para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública de Marabá, estado do Pará. Estudiosos como Kleiman (2005); Tfouni (2006) e Soares (1998, 2002, 2008) têm discutido o tema do letramento e alfabetização, todavia, observa-se que há uma lacuna em produções que abordem reflexões sobre os resultados de atividades práticas.  Refletindo sobre os resultados da pesquisa e com base e novas leituras pudemos constatar que por vezes, o letramento presente na escola mascara ideologias dominantes que homogeneizam as práticas sociais de leitura e escrita (STREET, 2014). Como forma de evitar essa prática, torna-se premente considerar a cultura local, admitindo que os envolvidos no processo, alfabetizados ou não, são capazes de produzir conhecimento e criar seu próprio material de estudo. O professor, nesse caso, se apresenta como mediador de práticas de letramento sociais necessárias à elaboração desse material, que tem significado para aquela cultura. O projeto ora apresentado foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Marabá-PA, em parceria com o Centro de Formação Continuada de professores da Universidade de Brasília, financiado pelo Programa Pró- Letramento do Ministério da Educação.

Biografia do Autor

  • Jacielle da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins
    Mestranda da segunda turma do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/2014 – da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Campus de Araguaína.  Especialista em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 2009, Campus do Guamá; Curso de Graduação em Letras pela UFPA, 2008, Campus de Marabá. Atualmente professora efetiva da SEDUC-TO.
  • Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Palmas, Cursos de Pedagogia e Mestrados em Educação de Palmas e ProfLetras de Araguaina. Integrante do grupo de pesquisa Nepece/UFT cadastrado na plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo, linguagem e tecnologias.

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Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Tema livre