COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NOVAS PERSPECTIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Berenice Feitosa da Costa Aires Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Meio Ambiente. Práticas significativas de EA.

Resumo

O foco da pesquisa está centrado nas representações por entendermos que revelam o mundo do sujeito e abrem espaços tanto para reflexão quanto para ação. Analisar as representações de Meio Ambiente e Educação Ambiental (EA) de professores e estudantes da educação básica de Palmas (TO) foi o objetivo principal de nossa investigação. Por meio da revisão bibliográfica resgatamos algumas formas de como a educação ambiental tem sido praticada e de como o meio ambiente tem sido compreendido, procurando evidenciar como o lugar e as relações cotidianas são construtivas de representações e importantes para o desenvolvimento da educação formal, sobretudo pela realização de experiências que se dá no nível local, mas que não estão desvinculadas das experiências globais. Assim, o estudo se concentra nas práticas pedagógicas de EA dos professores das redes de ensino privada, municipal e estadual e nas representações gráficas dos estudantes do ensino fundamental e médio sobre meio ambiente. A partir dos dados levantados, a prática de EA se revelou como uma variedade de representações dos estudantes e professores sobre o meio ambiente. Os resultados obtidos oferecem uma visão de como tem sido a práxis em EA na área pesquisada, principalmente em relação às atividades de EA desenvolvidas na educação básica.

Biografia do Autor

  • Berenice Feitosa da Costa Aires, Universidade Federal do Tocantins
    Graduada em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás, com mestrado em Administração da Educação pela Universidade de Brasília - UnB e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins - UFT e do Programa de Mestrado em Geografia na mesma instituição, exercendo, ainda, o cargo de Pró-Reitora de Graduação da UFT, Coordenadora Adjunta do Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR e Vice-Coordenadora da Região Norte do ForGRAD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, formação de professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: espaço geográfico, meio ambiente, aprendizagens significativas, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. É autora do livro "Educação Ambiental e Meio Ambiente no Contexto de Palmas na Capital Ecológica.
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. Bolsista da Capes/ CNPQ.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Tema livre