AS ESTRATÉGIAS DE MEMÓRIA UTILIZADAS NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR ALUNOS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Marco André Franco de Araújo Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem. Vocabulário. Aprendizagem de LE.

Resumo

Este artigo relata e discute estudo com crianças entre 10 e 11 anos, realizado em uma sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental, buscando compreender quais estratégias de memória os alunos utilizaram nas atividades envolvendo novo vocabulário. A investigação qualitativa (ESTEBAN, 2010; SELIGER; SHOHAMY, 1989) ocorreu no segundo semestre de 2014, durante quatro aulas com ensino de vocabulário (animais e partes do corpo), tendo como instrumentos para coleta de dados questionários e observações, os quais foram analisados em consonância com a classificação de estratégias de aprendizagem (WENDEL; RUBIN, 1987; OXFORD, 1990; O’MALLEY; CHAMOT, 1999). Os resultados revelam as estratégias de aprendizagem (de memória) utilizadas pelos alunos para facilitar a aprendizagem de novas palavras de vocabulário.

Biografia do Autor

  • Marco André Franco de Araújo, Universidade Federal de Goiás
    Licenciado em Letras Português/Inglês - Universidade Estadual de Goiás; Cursando Mestrado em Estudos Linguísticos Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Tema livre