TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REALIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa. TDIC. Escola pública.Resumo
Estudos recentes apontam para a necessidade de se investigar o uso de tecnologias digitais em contextos escolares, em busca de melhor compreender as possibilidades dessas ferramentas como mediadoras no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Com o intuito de discutir essas questões, sobretudo em relação às condições dos ambientes escolares e dos participantes do processo (alunos e professores) para o uso de tais tecnologias em contextos formais de ensino de língua inglesa, apresentamos, neste artigo, o relato de estudo sobre o tema. Trata-se de pesquisa qualitativa/interpretativista de caráter interdisciplinar, visto que abrange pelo menos duas áreas de conhecimento – Educação e Linguística Aplicada. A investigação foi desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de Anápolis, estado de Goiás, no período de 2012 a 2015. Resultados apontam a necessidade de ações de melhoria da qualidade de equipamentos tecnológicos, condições de uso e formação de professores para seu manuseio. Espera-se que este artigo auxilie e motive outras pesquisas investigativas de escolas públicas quanto ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na mediação em aulas de língua inglesa.
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