ENCAIXOTANDO A LÍNGUA PORTUGUESA: FRAGMENTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM DISCIPLINAS DE GRAMÁTICA, LITERATURA E REDAÇÃO

Autores

  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Agostinho Potenciano de Souza Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa foi motivada pela percepção sobre a segmentação do ensino de língua portuguesa em disciplinas, que acontece como abordagem generalizada na maioria das aulas do ensino médio e foi observada também numa escola militar em Inhumas (Goiás). A metodologia/abordagem baseia-se numa pesquisa qualitativa realizada pela seguinte coleta de dados: horário de aulas de língua portuguesa e um dos relatórios parciais da semirregência realizada na escola pelos alunos do 4º ano de Letras da UEG (Câmpus Inhumas). Como resultados, observamos o descompasso entre a prática fragmentada de ensino de língua portuguesa e as recomendações epistemológicas. Como conclusões, percebemos que o sistema escolar cerceia o estímulo às percepções dos múltiplos efeitos de sentido propiciados pela materialidade textual, pois este nível de análise linguística tem se restringido à mera constatação fraseológica de nomenclaturas dos termos de orações e frases. Nas aulas observadas, é perceptível o desinteresse e a alienação dos alunos nas aulas de língua portuguesa, pois a análise crítica é desestimulada em favor da orientação mnemônica de dados gramaticais, sem autonomia crítico-reflexiva. As variantes linguísticas devem ser abordadas por meio de múltiplos gêneros textuais e devem ser evitadas as aulas fragmentadas de Língua Portuguesa, que valorizam a gramática normativa e obliteram o letramento e a formação cidadã pela diversidade da manifestação linguística em múltiplos sistemas semióticos.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Análise Linguística. Fragmentação. Gramática.

Biografia do Autor

  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Doutora em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas para o Ensino Médio no 4º ano de Letras do Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: luanaluterman@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-10-06