BRINCAR DE LER EM OUTRA DIMENSÃO: LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Iara Rocha de Oliveira Cruz
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas

Resumo

Este artigo visa a compreender a importância da literatura infantil para a formação e desenvolvimento intelectual da criança. A literatura infantil com efeitos tridimensionais pode ser entendida como um recurso viável, prazeroso, educativo, facilitador para o ensino e para o aprendizado. O referencial teórico é composto por autores como Antonieta (2006), Chartier (1999), Zilberman (2003) e outros. Ao pesquisar a formação histórica da infância e da literatura infantil, verificamos que a leitura influencia no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e cultural das crianças. Os resultados apontam que, nos anos iniciais da educação, o aspecto lúdico da literatura infantil, permeado de prazer e entretenimento, proporciona inúmeras aprendizagens e contribui para a formação de futuros leitores. 

 

Palavras-chave: Literatura Infantil. Livro Tridimensional. Entretenimento. Formação de Leitores.

Biografia do Autor

  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas
    Doutora em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas para o Ensino Médio no 4º ano de Letras do Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: luanaluterman@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-10-06