MEMÓRIA DE AULA: UMA EXPERIMENTAÇÃO DE AUTORIA
Resumo
Este artigo analisa uma experiência de escrita denominada Memória de aula. O objetivo dessa prática de escrita é convidar os alunos a buscar um processo de subjetivação, de autoria do texto. Um olhar sobre a história recente da produção de textos na escola tem mostrado a falta de uma visão discursiva dessa prática (GERALDI, 1984, 1991; BRITO, 1984), privilegiando aspectos não-polissêmicos. Buscando ativar as situações concretas da função da escrita, fugindo do costume escolar de escrever para ser avaliado, esta prática de escrita procura a enunciação em função do que dizer aos seus interlocutores (BAKHTIN, 1992). A metodologia de análise dessas produções consiste em buscar a presença de índices de língua, texto e discurso que sejam sinais da subjetivação, uma atitude de autoria da escrita. Como resultado, verifica-se que é possível o aluno buscar a própria voz, especialmente, pela ironia. A conclusão, porém, mostra que a maioria pratica uma escrita mais aproximada do relato objetivo, provavelmente pelas poucas situações de enunciação menos artificiais desta ação escolar.
Palavras-Chave: Escrita escolar. Memória de aula. Enunciação. Autoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.