PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
  • Andérbio Márcio Silva Martins
  • Lucivaldo Silva da Costa

Resumo

Apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de formação linguística de professores pesquisadores indígenas, e sobre a natureza específica do letramento em línguas indígenas, concebido como distinto de modelos homogeneizantes e mecânicos de aprendizagem da escrita e letramento. As reflexões se orientam pela ideia de que escrita e letramento devem ser concebidos enquanto práticas sociais que, embora comecem na escola, devem estar associados às práticas sociais das comunidades indígenas, respeitando as suas especificidades e oralidade. A discussão é ilustrada com um projeto de criação de um sistema de escrita e de letramento em língua Xikrín.

Palavras-chave: Escrita. Letramento. Línguas indígenas. Formação linguística de professores indígenas.

Biografia do Autor

  • Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
    Professora so Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da Universidade de Brasília. Trabalhou como professora na Universidade Federal do Pará, no IPHAN e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É pesquisadora 1d do CNPQ.

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Publicado

2016-10-07