ENSINO DE LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Resumo
Este artigo discute o ensino de leitura, apontando a necessidade de mediação pedagógica para que ocorram interações entre aluno e professor, visando ao desenvolvimento de habilidades leitoras. Considerando que o aluno-leitor é um ser social, histórico e ideológico, que atua em determinadas condições de produção, sustenta-se nesta abordagem a natureza interacional da leitura. Para compreender as noções de interação, recorreu-se a autores como Kleiman (1984, 2004) e Oliveira (2010), que defendem a concepção interacionista da lingua(gem) e a Masetto (2001) para compreender a mediação pedagógica. As exigências advindas das mudanças no contexto de uma sociedade letrada colocam novos modos de conceber e praticar a leitura, fazendo com que a mediação seja um ato de trazer os textos que circulam socialmente para a vida do aluno. A discussão teórico-metodológica alerta para a necessidade de rever as práticas de ensino da leitura, possibilitando a significação ou ressignificação do fazer pedagógico, pois a mediação pedagógica apropriada amplia a compreensão leitora do aluno. O desafio é que o professor considere as precariedades do contexto dos alunos, não os responsabilizando pelo mau desempenho na leitura, mas realizando ações a fim de amenizar essas limitações, por meio da mediação pedagógica, para que esse aluno tenha condições de avançar na compreensão leitora, possibilitando-lhe uma visão crítica da sua realidade e incentivando-o a se apropriar da linguagem sistematizada,como forma de luta contra a desigualdade que se manifesta em seu meio social e político.
Palavras-chave: Prática de leitura. Ensino e aprendizagem. Mediação Pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.