REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO SOBRE O CENÁRIO DE SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Este trabalho apresenta a descrição analítica das atividades desenvolvidas durante o cumprimento da semirregência do estágio supervisionado em Língua Inglesa. Durante duas semanas, participamos das aulas de língua inglesa ministradas por duas professoras numa escola pública de Ensino Médio de tempo integral da cidade de Inhumas no estado de Goiás. Ao longo esse período, observamos a estrutura física da escola, bem como a atuação das docentes em sala de aula. Ao levarmos em consideração nossa análise da prática docente observada, podemos dizer que as metodologias de ambas são semelhantes e o contexto da sala de aula e seus participantes próximos do que diz a literatura. Ao final da semirregência, a escola parceira nos deu abertura para realizar um trabalho diferenciado: a leitura individual com os alunos. Nesse momento, pudemos nos sentar com eles e observar a facilidade e as dificuldades de cada um. Em contrapartida, tal atividade nos fez enxergar a importância de ter um momento para o aluno e ao mesmo tempo fez brotar a vontade de ensinar mesmo sabendo dos desafios. Assim, concluímos que as experiências com os estágios permitiu nosso crescimento e nos fez descobrir que é possível desempenhar um bom papel em sala de aula, mesmo com as dificuldades. Sabemos do desafio de ser professor, mas temos consciência de que a melhoria não chegará simplesmente, é preciso que descruzemos os braços e assumamos a responsabilidade na mudança.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Professores em formação. Língua inglesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.