FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS COMPLEXAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Palavras-chave:
Teoria. Prática. Professor. Linguagem. Formação.Resumo
Este trabalho tem como objeto a análise das relações entre a teoria e prática na formação de professores atuantes na Educação Básica. Seu objetivo é verificar como a formação de um educador está atrelada às memórias, inclusive coletivas, de constituição histórica da disciplina Língua Portuguesa, às práticas de linguagem empreendidas em sala de aula, às leituras, às vivências dialógicas com outros educadores e ao movimento de parametrização, que situa as concepções de linguagem e contribui para elaboração de atividades e sequências didáticas. Para realizar este estudo, consideramos o objeto em sua perspectiva histórica (Soares, 1998; Marcuschi, 2008) e discursiva (Bakhtin, 2011; Foucault, 2010), também nos debruçamos nos teóricos que buscam articular teoria e prática e nos documentos oficiais do Ministério da Educação que pretendem essa integração. Constatamos que as perguntas tecidas pelos educadores nos encontros formativos são principalmente voltadas à aglutinação dessa dicotomia teoria e prática, tendo em vista que para além das reflexões pautadas em pesquisadores da educação, a necessidade dos docentes envolve ideias e práticas de como ensinar língua materna, possibilitando uma aprendizagem significativa aos alunos. Concluímos que é urgente que além da disponibilização de documentos e livros teóricos, políticas educacionais se voltem também para a formação continuada que promova troca de experiências exitosas em sala de aula, projetos e diálogos entre educadores, que certamente enriquecerão as aulas de Língua Portuguesa.
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