(AUTO)IMAGENS DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Hélvio Frank de Oliveira
  • Maria Dolores Martins de Araújo
  • Bruna Angélica Gonçalves

Resumo

Neste artigo, investigamos (auto)imagens de uma professora de língua portuguesa (LP) de ensino médio de uma escola pública no interior de Goiás, as quais estão circunscritas nas práticas discursivas dessa profissional de modo a concorrer para a constituição de sua identidade. À luz do conceito de imagens e (auto)imagens (ARROYO, 2000), da noção de identidade pós-moderna prevista nos estudos culturais (HALL, 2009, 2011; SILVA, 2009; WOODWARD, 2009) e das elucidações de Foucault (2012, 2013) acerca do discurso, uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista foi conduzida (MOITA LOPES, 1994). Os dados foram coletados por meio de notas de campo utilizadas a partir das observações de aulas de LP, bem como a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com a participante. Notamos que a identidade do professor de LP é um processo dinâmico, construído a partir da alteridade, da pluralidade de vozes, práticas e saberes acumulados ao longo das experiências pessoais e profissionais, e potencialmente representada por (auto)imagens.

 

Palavras-chave: Profissão docente. Língua Portuguesa. Identidade/s. Discurso.

Biografia do Autor

  • Maria Dolores Martins de Araújo
    Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2012/2015). Já atuou como docente na Escola Estadual Diógenes de Castro Ribeiro (2013-2014). Foi bolsista do subprojeto PIBID Letras (Português) da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Itapuranga, projeto intitulado "(Multi)Letramentos no Ensino Médio" (2014/2015). Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de línguas, formação de professores e identidade docente.

Downloads

Publicado

2016-10-07