GÊNEROS ACADÊMICOS: PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Palavras-chave:
Linguística. Ensino-aprendizagem. Gêneros acadêmicos. Letramentos. Curso de LetrasResumo
A questão do déficit de letramentos acadêmicos, observado na transição dos alunos do Ensino Médio para o Ensino Superior, é uma das nossas preocupações. Por isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar conclusões sobre ações de ensino-aprendizagem de gêneros textuais e discursivos desenvolvidas em uma turma de alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras, em 2014. A investigação desenvolveu atividades práticas de leitura e produção escrita dos gêneros acadêmicos resumo, esquema, fichamento e glossário. A investigação atrela-se, especificamente, à avaliação do desenvolvimento da capacidade linguística e cognitiva na produção de textos orais e escritos e toma como pressupostos teóricos as concepções sobre língua e gênero em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) e Rojo (2008), observa as concepções de letramento em Kleiman (1995) e Soares (2002) e letramentos em Lea e Street (2014) e Bezerra (2012). A metodologia da observação participante permitiu à pesquisadora atuar na mediação do ensino. O trabalho com os gêneros permitiu um enriquecimento conceptual dos acadêmicos, mas também um amadurecimento quanto ao emprego dos gêneros, não de forma isolada, mas em relação interligada com bons letramentos em gêneros acadêmicos.
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