AÇÕES PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA OS LETRAMENTOS CRÍTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Valeria Rosa da Silva
  • Giuliana Castro Brossi

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a proposta de estágio supervisionado de língua inglesa I e II de uma universidade pública do estado de Goiás, ancorada nos pressupostos dos letramentos críticos e da pesquisa-ação colaborativa. O objetivo é refletir sobre possíveis ressignificações que podem ser construídas para o papel do componente curricular de língua inglesa na educação básica. Foram analisadas ações pedagógicas desenvolvidas pelos/as professores/as-licenciandos/as nas aulas de língua inglesa de duas escolas públicas, durante o período de regência do estágio supervisionado em língua inglesa I e II. O fio condutor das aulas foram temas considerados críticos. Os resultados sugerem que a problematização de temas críticos na sala de aula de língua inglesa pode possibilitar uma aprendizagem que vai além das questões linguísticas e discursivas, contribuindo para a transformação da realidade tanto dos/as alunos/as da educação básica quanto dos/as professores/as-licenciandos/as. Além disso, os dados apontam para a relevância de uma proposta colaborativa durante as aulas de estágio supervisionado, com vistas à aproximação entre a escola e a universidade.

Palavras-chave: Formação de professores de línguas. Estágio supervisionado de língua inglesa. Educação básica. Letramentos críticos.

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Publicado

2016-10-07