Trilhas Interpretativas na Perspectiva Piagetiana: Uma possibilidade motivacional para a tomada de consciência ecológica
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Trilha Interpretativa. Construtivismo. PiagetResumo
As práticas educativas devem possibilitar ações que contribuam para o processo de transformação da realidade socioambiental. A educação ambiental compreende intervenções educativas que apresentam como objetivo proporcionar informações sobre o meio ambiente e as relações que são estabelecidas nele. As trilhas interpretativas atuam como alternativa para promover ações educativas voltadas para a conservação e preservação dos recursos naturais, destacando as interações e impactos produzidos pelo ser humano. Este artigo tem como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em trilhas interpretativas, com base na Epistemologia Genética de Piaget e apontar caminhos para o processo de tomada de consciência que gerem transformações atitudinais em relação a preservação ambiental. Acredita-se que a interação do sujeito com a trilha interpretativa mostra-se essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que pode desencadear um interesse diferenciado sobre o valor da preservação do meio ambiente. Piaget (2010) nos ensina que todo trabalho da inteligência sustenta-se num interesse e este surge quando o sujeito se identifica com uma ideia ou objeto. Nessa perspectiva, o contato com a trilha interpretativa passa a ter um sentido motivacional para o aluno ao ser capaz de fazê-lo entrar em equilíbrio novamente após o processo de conflito cognitivo anteriormente desencadeado, permitindo uma reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. Assim, a tomada de consciência ecológica poderá ocorrer quando o interesse do sujeito epistêmico for despertado a partir de sua identificação como parte da natureza e desencadeie ações que contribuam com o processo de transformação da realidade socioambiental.Downloads
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