Trilhas Interpretativas na Perspectiva Piagetiana: Uma possibilidade motivacional para a tomada de consciência ecológica

Autores

  • Patricia Spinassé Borges
  • Marcelo Duarte Porto Universidade Estadual de Goiás.
  • Juliana Simião Ferreira Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Trilha Interpretativa. Construtivismo. Piaget

Resumo

As práticas educativas devem possibilitar ações que contribuam para o processo de transformação da realidade socioambiental. A educação ambiental compreende intervenções educativas que apresentam como objetivo proporcionar informações sobre o meio ambiente e as relações que são estabelecidas nele. As trilhas interpretativas atuam como alternativa para promover ações educativas voltadas para a conservação e preservação dos recursos naturais, destacando as interações e impactos produzidos pelo ser humano. Este artigo tem como objetivo analisar as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em trilhas interpretativas, com base na Epistemologia Genética de Piaget e apontar caminhos para o processo de tomada de consciência que gerem transformações atitudinais em relação a preservação ambiental. Acredita-se que a interação do sujeito com a trilha interpretativa mostra-se essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que pode desencadear um interesse diferenciado sobre o valor da preservação do meio ambiente. Piaget (2010) nos ensina que todo trabalho da inteligência sustenta-se num interesse e este surge quando o sujeito se identifica com uma ideia ou objeto. Nessa perspectiva, o contato com a trilha interpretativa passa a ter um sentido motivacional para o aluno ao ser capaz de fazê-lo entrar em equilíbrio novamente após o processo de conflito cognitivo anteriormente desencadeado, permitindo uma reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. Assim, a tomada de consciência ecológica poderá ocorrer quando o interesse do sujeito epistêmico for despertado a partir de sua identificação como parte da natureza e desencadeie ações que contribuam com o processo de transformação da realidade socioambiental. 

Biografia do Autor

  • Patricia Spinassé Borges
    Mestre em Ensino de Ciências pela Univeridade Estadual de Goiás. 
  • Marcelo Duarte Porto, Universidade Estadual de Goiás.
    Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Doutor em Psciologia pela mesma Instituição. Docente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências -Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Univeridade Estadual de Goiás. 
  • Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás.
    Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Goiás. 

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Tema livre