EVOLUÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO E A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: políticas, ações e perspectivas

Autores

  • Jucélia Linhares Granemann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Max Millian Rodrigues do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-8566-1398
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, História, Políticas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma breve a história, a evolução e os direitos legais da pessoa com deficiência. Para tanto, discorre brevemente sobre o percurso histórico para mostrar a evolução de uma sociedade humana que modificou seus olhares e avançou em cada novo contexto até os dias atuais do século XXI em que apresenta em seus documentos oficiais uma politica de escolarização dessa pessoa. O estudo adota uma abordagem de caráter qualitativo e descritivo a partir de revisão bibliográfica. A retrospectiva histórica no Brasil comprova avanços na forma de olhar da sociedade que se propõe a ser democrática e como a pessoa com deficiência adquiriu direitos de acesso à escolarização no ensino regular. No entanto, ainda que legislações e politicas tem sido criada para garantir o direito da pessoa com deficiência, o que ainda precisa ser feito é, a sociedade brasileira e a escola aprender a respeitar na prática o outro que se faz diferente para a efetiva concretização desses direitos.

Biografia do Autor

  • Jucélia Linhares Granemann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Pós-Doutorado em Educação. Docente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.
  • Max Millian Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Acadêmico do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT-UEG). Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP-UEG).

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Publicado

2017-06-13