DESAFIOS E PARADIGMAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOB A PERSPECTIVA DE EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO DE ROUSSEAU

Autores

  • Maria Aparecida Pereira Laura Universidade de Extremadura, Espanha

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Rousseau; Autonomia, Educação contemporânea

Resumo

O artigo "Desafios e Paradigmas para o Uso de Tecnologias na Educação Contemporânea sob a Perspectiva de Emílio ou da Educação de Rousseau" analisa a relação entre as concepções educacionais de Jean-Jacques Rousseau e a integração das tecnologias na educação atual. Rousseau, em sua obra Emílio, ou da Educação, propõe princípios que permanecem relevantes, enfatizando a importância da aprendizagem prática, da personalização da educação e do desenvolvimento socioemocional. No contexto contemporâneo, a integração das tecnologias educacionais tem se tornado uma prática comum, permitindo uma aprendizagem mais inclusiva e participativa. O estudo investiga como o uso de ferramentas digitais pode promover a autonomia do aluno, facilitando o acesso ao conhecimento e estimulando a formação de cidadãos críticos e éticos. No entanto, a adoção dessas tecnologias enfrenta desafios, como a necessidade de adaptar metodologias tradicionais e preparar educadores para o uso eficaz dessas ferramentas. O artigo destaca a importância de promover experiências práticas que incentivem o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. A análise bibliográfica considera contribuições teóricas de diversos autores e revela que a integração das tecnologias pode transformar a dinâmica entre professores e alunos, tornando o ensino mais personalizado e dinâmico. Além disso, o estudo reflete sobre a experiência da autora como professora, ressaltando os impactos positivos da utilização de plataformas de aprendizagem online, que fomentaram a independência dos alunos e ampliaram a inclusão. Em suma, a pesquisa propõe que a aplicação dos ideais de Rousseau em conjunto com as tecnologias educacionais pode enriquecer a educação, beneficiando tanto o aprendizado individual quanto o convívio social.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Pereira Laura, Universidade de Extremadura, Espanha

    Doutoranda em Innovación en Formación del Profesorado, asesoramiento, análisis de la práctica educativa y TICS en Educación pela Unversidad de Extremadura, Espanha. Mestre em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa do Porto, PT (2022). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás, UEG (2006). Especialista em História Cultural: Imaginário, Poder e Identidade, pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, UFG (2008). Professora da Rede Estadual de Educação no Estado de Goiás. 

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

DOSSIÊ "ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO GEI-ROUSSEAU"