A EDUCAÇÃO NO CAMPO SEGUNDO ROUSSEAU: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Palavras-chave:
Rousseau. Educação. Natureza. Autonomia. Liberdade.Resumo
O presente trabalho pretende abordar na obra Emílio ou da Educação de Rousseau, aspectos relevantes sobre a educação no campo, com a finalidade de mostrar que a natureza, a educação natural ou doméstica, contribuem positivamente no desenvolvimento da criança. Desse modo, todos esses parâmetros permitem afirmar que a educação no campo é o ponto de partida na formação da criança, já que é o lugar mais próximo do estado de natureza, ou seja, o espaço onde o homem se encontra menos corrompido, ao favorecer uma formação mais autêntica , posto que na cidade predominam os vícios e a contaminação ambiental. A criança se encontra numa fase de exploração do meio ambiente que possibilita a construção do conhecimento, portanto, as experiências lhe permitem fortalecer a liberdade e a autonomia que são fundamentais e indispensáveis no ser humano, especialmente se tiverem início no campo, longe das cidades. Desta maneira, todas essas perspectivas ajudam a compreender a valorização e importância que Rousseau dá ao campo, sobretudo no Emílio, ao considerá-lo e apreciá-lo como um espaço de grande significação para o processo educativo da criança.
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BOTO, Carlota. A invenção do Emílio como conjectura: opção metodológica da escrita de Rousseau. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.1, p. 207-225, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/kCqX6BjZT5DHJcqMyN7mCrN/?format=pdf
DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação natural em Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Metamorfoses do conceito de formação: da teleologia fixa ao campo de força. In: DALBOSCO, C. A., MÜHL, E. H. e FLICKINGER, H-G (Orgs.). Formação Humana (Bildung): despedida ou renascimento? São Paulo: Cortez, 2019 (p. 35-64).
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: o bom selvagem. São Paulo: FDT, 1989.
JOHNSON, Paul. Intellectuals. New York: Harper Perennial, 2007.
PAIVA, Wilson Alves; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. A infância no pensamento de Rousseau. In: Tecnia. Revista de educação, ciência e tecnologia do IFG. v. 8, nº 1, ISSN: 2526-2130. p. 31-56.
PAIVA, Wilson Alves. O Emílio de Rousseau e a formação do cidadão do mundo moderno. 2ª. ed. Belo Horizonte: Dialética, 2021.
PISSARRA, Maria Constança Peres. Rousseau – a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Lisboa: Editora Portugália, 1964.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres completes. (5 volumes). Paris: Gallirmad, 1959-1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.