A EDUCAÇÃO NO CAMPO SEGUNDO ROUSSEAU: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Autores

  • Diana Pérez Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Eder Vasconcelos Alves Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Rousseau. Educação. Natureza. Autonomia. Liberdade.

Resumo

O presente trabalho pretende abordar na obra Emílio ou da Educação de Rousseau, aspectos relevantes sobre a educação no campo, com a finalidade de mostrar que a natureza, a educação  natural ou doméstica, contribuem positivamente no desenvolvimento da criança. Desse modo, todos esses parâmetros permitem afirmar que a educação no campo é o ponto de partida na formação da criança, já que é o lugar mais próximo do estado de natureza, ou seja, o espaço onde o homem se encontra menos corrompido, ao favorecer uma formação mais autêntica , posto que na cidade predominam os vícios e a contaminação ambiental. A criança se encontra numa fase de exploração do meio ambiente que possibilita a construção do conhecimento, portanto, as experiências lhe permitem fortalecer a liberdade e a autonomia que são fundamentais e indispensáveis no ser humano, especialmente se tiverem início no campo, longe das cidades. Desta maneira, todas essas perspectivas ajudam a compreender a valorização e importância que Rousseau dá ao campo, sobretudo no Emílio, ao considerá-lo e apreciá-lo como um espaço de grande significação para o processo educativo da criança.

Biografia do Autor

  • Diana Pérez, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Educação menção Castelhano e Literatura, pela Universidade dos Andes (Venezuela).

  • Eder Vasconcelos Alves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Licenciado em Educação Física (UEG), Pós-graduando lato sensu em Docência da Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Goiás. Coordenador Pedagógico de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

DOSSIÊ "ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO GEI-ROUSSEAU"