TÉCNICA DELPHI: CARACTERIZAÇÃO DE ESPECIALISTAS E SUAS INSTITUIÇÕES NO CONTEXTO DA EaD NO BRASIL E NO EXTERIOR

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD). Técnica Delphi. Caracterização de Especialistas EaD.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir dados obtidos por meio da aplicação da Técnica Delphi junto a especialistas em Educação a Distância (EaD), no âmbito da  pesquisa intitulada "Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina",  desenvolvida pela Rede de Pesquisa em Educação a Distância (EaD) nacional e internacional, com apoio do CNPq e da Unirede, e contemplou participantes de seis países: Brasil, Argentina, México, Moçambique, Honduras e Portugal. O foco desta análise recai sobre a caracterização dos especialistas e de suas respectivas instituições, abordando aspectos como vínculo institucional, formação acadêmica, tempo de experiência na modalidade, tipo de financiamento e estrutura organizacional da EaD nas instituições representadas. Os resultados revelam predominância de professores e pesquisadores, de gestores no cenário brasileiro, reforçando a natureza multidisciplinar da EaD. Observou-se também a prevalência da oferta gratuita da modalidade, bem como a predominância de oferta de licenciaturas e pós-graduações lato sensu. A diversidade na estrutura organizacional e nos modelos de financiamento evidencia a necessidade de referenciais claros para a institucionalização da EaD, em consonância com a perspectiva da qualidade socialmente referenciada. Os dados sistematizados contribuem para o fortalecimento de políticas públicas, estratégias institucionais e futuros estudos voltados à consolidação da Educação a Distância como modalidade educacional democrática e comprometida com a formação crítica e emancipatória.

Biografia do Autor

  • Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, UNIFAN

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2023). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1996), Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2003), Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário UniSEB (2011) e Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Especial de Formação de Professores - PROFOP da Faculdade Ibra de Brasília - FABRAS (2022). Especialista em Docência na Educação à Distância pela Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN (2017). Participante do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Professora contratada do Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN para atuar em cursos de graduação e de especialização e também como Pró-reitora Acadêmica Adjunta desde setembro de 2023.

  • Larissa Mendes Medeiros, IFMT

    Doutoranda em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG), mestra em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bacharel em arquitetura e urbanismo (UNIC) e Tecnóloga em Desenvolvimento de Sistema para Internet (CEFET-MT). É Professora efetiva no Instituto Federal de Mato Grosso.  Foi Diretora do Centro de Referência em Educação a Distância do IFMT (2021-2023). É membro da Rede de Pesquisa EaD – Internacional pelo Edital Universal CNPq (2023-atual). pelo CNPQ e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e pesquisadora bolsista do Projeto de Implementação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) pelo NEES/UFAL/SEB/MEC.

  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, UFG

    Doutorando em Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG) na linha de pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Lisboa), com título reconhecido pela UFG (2018). Especialista em Gestão de Pessoas (2014) e bacharel em Administração (2012) pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Atualmente, exerce o cargo de técnico-administrativo em educação (TAE) na UFG como Administrador, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Participa da Rede de Pesquisa EaD - Internacional Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina" com apoio da Associação Universidade em Rede (UniRede). É membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e do Laboratório de Gestão da Informação e Conhecimento (LabIC/UFG). Foi professor na Faculdade Lions (FacLions) em 2020; na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) no período de 2016/2 a 2018/1; coordenador do curso de Administração e do comitê de gestão da qualidade e professor na Faculdade Noroeste (FAN) entre 2014/2 a 2016/1. Foi representante estadual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) e consultor organizacional entre 2014 e 2018. Na área da Educação, tem interesse em pesquisas sobre políticas públicas educacionais, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), plataformas digitais na educação e Educação a Distância (EaD). Como Administrador, tem interesse em estudos sobre projeto pedagógico de curso e estilos de liderança, em especial a liderança transformacional; empreendedorismo e inovação; sistemas de franquias e gestão organizacional na micro e pequena empresa.

Referências

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Acesso em: 4 abr. 2025.

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”