APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ "TÉCNICAS DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS"

Autores

Resumo

.Apresentação do Dossiê "Técnicas Delphi nas áreas de Educação e Linguagens".

Biografia do Autor

  • María José Morales Gámez, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em Ciências Naturais com concentração em Química e Biologia pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), Mestre em Gestão de Energias Renováveis pela Universidade Tecnológica Centro-Americana (UNITEC) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Bolsista do Programa GCUB de Mobilidade Internacional com apoio da CAPES. Professora do Ensino Secundário na área de Ciências Naturais e do Terceiro Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Inglês, em Honduras. Membro do Comitê Executivo Nacional da Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD – Capítulo Honduras). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG e da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina, Moçambique e Portugal. Integra a equipe da pesquisa "Inteligência Artificial, Educação superior e EaD: políticas, inclusão, pesquisa científica, cidadania e ética" (2025-atual). Atua nas áreas de Educação a Distância, Tecnologias Digitais na Educação, Inteligência Artificial e Cidadania Digital.
    E-mail: moralesgamezmariajose@gmail.com
    ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3751-1385
    Lattes: https://lattes.cnpq.br/7150635060001839

  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

    Pedagoga, Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG  e  atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe  da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Foi coordenadora geral da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente é líder da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina, Moçambique e Portugal (Unirede, 2021-2024 e CNPq, 2023-2026). Pesquisadora do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/RIEH/UFAL) - Pesquisadora, Consultora e Coordenadora Pedagógica da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (UFAL/SEB/MEC, 2023-atual). Coordenadora da Pesquisa "Inteligência Artificial, Educação superior e EaD: políticas, inclusão, pesquisa científica, cidadania e ética" (2025-atual).  Membro representante da UFG da Cátedra Unesco “Inteligência Artificial na Educação Desplugada” (https://ai-education-unplugged.lovable.app/, 2025-atual).

    GEaD: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/291544

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2278807353455371

Referências

.

Downloads

Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”