GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA - JOURNALISTIC GENRE FOR THE PRACTICE IN THE CLASSROOM

Autores

  • Fernando Moreno da Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino. Gêneros textuais. Gêneros jornalísticos. - Keywords, Teaching. Textual genres. Journalistic genres.

Resumo

Resumo: O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais
como inovação para o ensino da língua portuguesa. Parte-se do pressuposto
de que os gêneros textuais têm grande importância tanto no ensino da língua
quanto no desenvolvimento da competência comunicativa. A partir dos
conceitos de “gêneros discursivos” (Bakhtin, 1997) e de “gêneros textuais”
(Marcuschi, 2002, 2004), apresenta-se uma classificação de gêneros
jornalísticos para suporte em sala de aula a fim de desenvolver as
habilidades de leitura e produção textual.

Palavras-chave: Ensino. Gêneros textuais. Gêneros jornalísticos.

Abstract: This article discusses the genre question as an innovation for
teaching Portuguese language. It starts from the assumption that genre has
great importance in language teaching and in the development of
communicative competence. Through the concepts of discursive genre
(BAKHTIN, 1997) and textual genre (MARCUSCHI, 2002; 2004), we
present a classification of journalistic genres and a proposal for education
through such genres as a support in the classroom to develop the skills of
reading and writing.

Keywords: Teaching. Textual genres. Journalistic genres.

Biografia do Autor

  • Fernando Moreno da Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/Araraquara-SP) e integrante do Grupo de Estudos sobre Leitura (GELE/CNPq

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Publicado

2014-08-28

Edição

Seção

Tema livre