TRISSOMIA, LEITURA, ESCRITA E INCLUSÃO NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA - TRISOMY, READING, WRITING AND INCLUSION IN PRIMARY SCHOOLING
Palavras-chave:
Palavras-chave, Síndrome de Down.Leitura e Escrita. Escolarização Básica. - Key words, Down syndrome. Reading and writing. Primary schoolingResumo
Resumo: Este artigo apresenta e discute alguns aspectos das aulas regulares
e dos encontros de acompanhamento individual de língua portuguesa
realizados por duas professoras que, ao longo do ano letivo de 2009,
investigaram questões de ensino e aprendizagem relacionadas a uma aluna
com Síndrome de Down matriculada no sétimo ano do ensino fundamental,
no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). As
análises referem-se ao efeito provocado pelas atividades de leitura de obras
literárias e escrita de diferentes gêneros discursivos, no desenvolvimento
social (cultural e cognitivo) dessa discente de 27 anos. Os conceitos de
igualdade e diversidade presentes na Resolução CNE/CEB nº 2/2001, que
dita diretrizes para a Educação Especial na escolarização básica, corroboram
as conclusões de que o ensino formal é uma via de inserção de todos os
estudantes aos bens culturais da sociedade contemporânea; e de que
estimular alunos com necessidades educacionais especiais a ler e a escrever é
uma forma de potencializar suas habilidades cognitivas, para que possam
conduzir suas próprias vidas com qualidade.
Palavras-chave: Síndrome de Down.Leitura e Escrita. Escolarização Básica.
Abstract: This article presents and discusses some learning and teaching
aspects of the ordinary classes and the tutorial sessions developed by two
Portuguese teachers assisting a 7th grade student with syndrome of Down, at
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), in 2009.
The analyses refers to the effects that reading literary books and writing texts
of different genres caused to the social (cultural and cognitive) development
of this 27 year old pupil. The concepts of equality and diversity present in
resolution CNE/CEB nº 2/2001, which dictates the guidelines for special
education in primary, secondary and high school systems, support the
conclusions that formal education is a means by which all people can access
culture wealth and thus join in contemporary society; and also that
stimulating students with special needs to read and write for real authentic purposes can help them maximize their abilities to act autonomously and to
lead their own lives effectively.
Key words: Down syndrome. Reading and writing. Primary schooling
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