O OLHAR DO PROFESSOR REFLEXIVO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR - THE INSIGHT OF THE REFLECTIVE TEACHER INTO SCHOOL FAILURE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Professor reflexivo. Fracasso escolar. Processo de escolarização. - Keywords, Reflective teacher. School failure. Schooling process.Resumo
Resumo: A proposta deste trabalho é discutir a atuação do professor
reflexivo frente ao fracasso escolar. Este problema tem ganhado destaque no
contexto educacional atual, sendo cheio de mitos e preconceitos e por muitas
vezes o professor tem contribuído para isso. Nesse sentido, faz-se necessário
esclarecer os aspectos que estão presentes na não aprendizagem. A partir do
contato com Dewey (1959), Schön (1992, 2000), Pimenta (2002), Giroux
(1997) e Collares (1992, 1994) proponho que o professor assuma uma
prática reflexiva junto a uma nova concepção sobre a produção do fracasso
escolar que agora é compreendido como resultado de um processo de
escolarização perpassado por aspectos socioculturais carentes de avaliação.
Desse modo, o papel do professor é de estar apto para fazer a análise das
dimensões envolvidas nesse processo para garantir uma prática educacional
eficaz, libertadora e emancipadora.
Palavras-chave: Professor reflexivo. Fracasso escolar. Processo de
escolarização.
Abstract: The objective of this work is to discuss the action of the reflective
teacher with regards to school failure. This problem has gained much
consideration in the present educational context as it is full of miths and
prejudice and teachers often contribute to this situation. In this sense, it is
necessary to understand the aspects which are present in learning failure.
Taking into considerations the works of Dewey (1959), Schön (1992, 2000),
Pimenta (2002), Giroux (1997) and Collares (1992, 1994) I propose that the
teacher should undertake a reflective practice along with a new conception
about the production of school failure which is now understood as a result of
a process of schooling constituted of social and cultural aspects which are
not evaluated. Thus, the role of the teacher is to be able to make an analysis
of the dimensions involved in this process in order to guarantee an effective
emancipatory educational practice.
Keywords: Reflective teacher. School failure. Schooling process.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.