UMA REFLEXÃO SOBRE NATUREZA CONTRADITÓRIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR - A REFLECTION ABOUT THE CONTRADICTORY NATURE OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHER
Palavras-chave:
Palavras-Chave, identidade profissional. Professor de inglês. Reflexão. - Keywords, Professional identity. English professor. Reflection.Resumo
Resumo: O presente artigo representa parte dos resultados de uma pesquisa
de doutorado realizada entre os anos de 2007 e 2009, defendida em abril de
2010. Esta análise resume um dos capítulos da tese que tinha o objetivo de
relatar a investigação da identidade profissional da participante da pesquisa -
uma professora universitária de inglês de uma universidade pública no
interior de Goiás. Esta análise está dividida em três seções principais: a) O
perfil profissional da participante; b) A postura diante dos problemas em sala
de aula e e) Os impedimentos ao desenvolvimento profissional. A análise do
perfil profissional de Sandy a caracteriza como marcada por uma identidade
profissional contraditória e em constante transformação. Os dados
demonstram que apesar de a participante almejar seu desenvolvimento
profissional, na prática, demonstra atitudes pouco favoráveis e contraditórios
que, ao invés de contribuir, impedem o seu crescimento.
Palavras-Chave: identidade profissional. Professor de inglês. Reflexão.
Abstract: The present article represents part of the results of a doctorate
degree research that took place from 2007 up to 2009 and defended in April
of 2010. This analysis summarizes one of the chapters of the thesis which
had the objective to report an investigation of the professional identity of the
participant – a professor of a public university in the interior of the state of
Goiás. This analysis is divided in three main sections: a) the professional
profile of the participant, b) Attitude for facing classroom problems and c)
Impediments for professional development. The analysis of Sandy’s
professional profile characterizes her as a teacher marked by a contradictory
professional identity, which is in a constant phase of transformation. The
data demonstrate that although the participant desires to obtain professional
development, her attitudes are incompatible and inconsistent, and, instead of
contributing, they impede her development.
Keywords: Professional identity. English professor. Reflection.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.