UMA REFLEXÃO SOBRE NATUREZA CONTRADITÓRIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR - A REFLECTION ABOUT THE CONTRADICTORY NATURE OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHER

Autores

  • Luciane Guimarães de Paula Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-Chave, identidade profissional. Professor de inglês. Reflexão. - Keywords, Professional identity. English professor. Reflection.

Resumo

Resumo: O presente artigo representa parte dos resultados de uma pesquisa
de doutorado realizada entre os anos de 2007 e 2009, defendida em abril de
2010. Esta análise resume um dos capítulos da tese que tinha o objetivo de
relatar a investigação da identidade profissional da participante da pesquisa -
uma professora universitária de inglês de uma universidade pública no
interior de Goiás. Esta análise está dividida em três seções principais: a) O
perfil profissional da participante; b) A postura diante dos problemas em sala
de aula e e) Os impedimentos ao desenvolvimento profissional. A análise do
perfil profissional de Sandy a caracteriza como marcada por uma identidade
profissional contraditória e em constante transformação. Os dados
demonstram que apesar de a participante almejar seu desenvolvimento
profissional, na prática, demonstra atitudes pouco favoráveis e contraditórios
que, ao invés de contribuir, impedem o seu crescimento.


Palavras-Chave: identidade profissional. Professor de inglês. Reflexão.


Abstract: The present article represents part of the results of a doctorate
degree research that took place from 2007 up to 2009 and defended in April
of 2010. This analysis summarizes one of the chapters of the thesis which
had the objective to report an investigation of the professional identity of the
participant – a professor of a public university in the interior of the state of
Goiás. This analysis is divided in three main sections: a) the professional
profile of the participant, b) Attitude for facing classroom problems and c)
Impediments for professional development. The analysis of Sandy’s
professional profile characterizes her as a teacher marked by a contradictory
professional identity, which is in a constant phase of transformation. The
data demonstrate that although the participant desires to obtain professional
development, her attitudes are incompatible and inconsistent, and, instead of
contributing, they impede her development.


Keywords: Professional identity. English professor. Reflection.

Biografia do Autor

  • Luciane Guimarães de Paula, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela UFG. Professora efetiva de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás, Campus de Catalão, GO. 

Downloads

Edição

Seção

Tema livre