RUBEM FONSECA E O ROMANCE METAFICCIONAL: ESTUDOS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM O CASO MOREL - RUBEM FONSECA AND THE METAFICTIONAL NOVEL: STUDIES OF THE CREATIVE PROCESS IN O CASO MOREL – THE MOREL CASE
Palavras-chave:
Palavras-chave, O caso Morel. Romance metaficcional. Metatextualidade. Mímese do processo. - Keywords, The Morel Case. Meta-fictional novel. Meta-textuality. Mimesis process.Resumo
Resumo: A análise do romance O caso Morel de Rubem Fonseca revela,
dentre os estudos da estratégia da narrativa, um processo de produção em
que o modo de recepção e a forma diegética estão voltados para a
metaficcionalidade e autorreflexividade, centradas na participação ativa do
leitor enquanto co-autor do texto. Nessa perspectiva, o artigo busca a
demonstrar que o caráter metaficcional vai residir na própria criação –
romance dentro do romance – e nas manifestações literárias. Logo, a
problematização do ato da escrita e o da leitura é estabelecida por um
personagem-escritor autoconsciente e pelo caráter metatextual. Desse modo,
podemos identificar, segundo Genette, que as relações transtextuais
presentes na narrativa fonsequiana surgem com o intuito de refletir sobre a
construção do texto dentro do próprio texto ampliando a interrelação entre a
realidade e a ficção.
Palavras-chave: O caso Morel. Romance metaficcional. Metatextualidade.
Mímese do processo.
Abstract: The analysis of Rubem Fonseca’s novel O Caso Morel – The
Morel Case – reveals, among the studies of narrative strategy, a production
process in the receiver mode and diegetic form are directed to meta-fictional
and self-reflexivity focusing on active reader participation like a co-author of
the text. From this perspective, this article seeks to demonstrate that the
meta-fictional aspect will lay down in its own creation – a novel within the
novel – and its literary manifestations. Therefore, the questions of writing
and reading acts are established by a self-conscious writer/reader and by the
meta-textuality features. Thus, we can identify, according to Genette, that
the relations in Fonseca’s trans-textual narrative arise in order to reflect on
the text building within the text itself expanding the inter-relation between
reality and fiction.
Keywords: The Morel Case. Meta-fictional novel. Meta-textuality. Mimesis
process.
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