ENSAIO SOBRE CINEMA: UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL DA SÉTIMA ARTE ESSAY ABOUT THE CINEMA: A PSYCHOSOCIAL PERSPECTIVE OF THE SEVENTH ART

Autores

  • Osvaldo José Sobral Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Cinema. Arte. Indústria Cultural. - Keywords, Cinema. Art. Cultural industry.

Resumo

Resumo: Este ensaio apresenta algumas reflexões iniciais a respeito do
Cinema, enfatizando-o como uma manifestação da cultura mundial, que
ganhou status de obra de arte – a Sétima Arte. O objetivo primordial foi
destacar o caráter sócio-cultural e histórico do Cinema, o apresentado em
uma perspectiva psicossocial. Para tanto, a metodologia utilizada foi a
pesquisa bibliográfica, com destaque para Adorno e Horkheimer (1985),
Bergan (2009), Merten (2005), Morin (1989; 1990), e Zusman (1994). Nesse
sentido, foi discutida a transformação da arte em “indústria cultural”, a
relação fã-ídolo e o valor do “cinema independente”. E, finalmente, foi
possível considerar que o Cinema tem a possibilidade de projetar na tela e,
consequentemente, no imaginário popular toda a construção social da
realidade, objetiva e subjetiva, historicamente produzida por meio das
relações intra e interpsíquicas, e, ainda, revelar aos olhos do espectador
informações a respeito do percurso e experiência social da humanidade, bem
como de sua existência pessoal e cotidiana, como sujeito histórico, que cria e
é criado por sua cultura.


Palavras-chave: Cinema. Arte. Indústria Cultural.


Abstract: This paper presents some initial reflections on the Cinema
emphasizing it as a manifestation of world culture, which gained the status
of work of art – the Seventh Art. The primary objective was to highlight the
social, cultural and historical character of the Cinema, presenting it in a
psychosocial perspective. For this, the methodology used was literature,
specially Adorno and Horkheimer (1985), Bergan (2009), Merten (2005),
Morin (1989, 1990), and Zusman (1994). In this sense, it was discussed the
transformation of Art into “culture industry”, the relationship between fanidol
and the value of “independent cinema”. And, finally, it was possible to
consider that Cinema shows on the screen and, consequently, in the
‘collective self’ the social construction of reality; produced objective,
subjective and historically by means of intra and interpsychic. The Cinema
can also reveal to the spectator's eyes information about manhood’s
pathways and social experience, as well as their own personal and everyday
existence, as a historical ‘self’, who creates and is created by his/her own
culture.


Keywords: Cinema. Art. Cultural industry.

Biografia do Autor

  • Osvaldo José Sobral, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Psicólogo (UCG – 1994). Especialista (UCG/Docência Universitária – 2001) e Mestre em Educação (UFG –2008), Professor do Ensino Superior (UEG/Inhumas – Cursos de Letras - Português/Inglês e Pedagogia).

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