NOTAS BIOGRÁFICAS DE UM EDUCADOR BRASILEIRO: ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO

Autores

Palavras-chave:

Carneiro Leão. Intelectual. Educação.

Resumo

Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) foi professor e educador brasileiro, além de imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar na reforma das línguas estrangeiras, no ensino secundário, o método direto para o ensino de línguas durante a reforma Francisco Campos realizado a cargo do Governo Federal no Brasil. Com este texto, pretendemos tornar conhecida a multiplicidade de talentos que Carneiro Leão apresentou no cenário político-educacional brasileiro. Sem dúvida, ele foi um dos mais respeitados intelectuais da nação brasileira.

Biografia do Autor

  • Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente atua no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em parceria com a UNESPAR, campus Paranavaí, subsidiado pela Secretária de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), desenvolvendo pesquisas voltadas para uma prática pedagógica baseada no ensino e prática de gêneros discursivos, segundo a perspectiva de estudo do Círculo de Bakhtin para o ensino de Língua Estrangeira Moderna e Língua Portuguesa na educação básica do estado do Paraná. Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, história e historiografia da educação.
  • Maria Cristina Gomes Machado
    Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professora Titular no Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre