LETRAMENTO LITERÁRIO NO CURSO DE LETRAS: DESAFIOS E CAMINHOS

Autores

  • Simone da Silva Oliveira
  • Edilson Alves de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Discussões recentes têm apontado o Letramento Literário como um caminho viável para o ensino de literatura, uma vez que ele se distancia de práticas descontextualizadas, propondo uma abertura “metodológica”, na qual o professor media a experiência literária do aluno, de maneira que este a signifique diante das práticas sociais (COSSON, 2009). A literatura, como disciplina do currículo nacional, contribui para a formação dos indivíduos; desconexa do ambiente social em que se insere, contribui para a má formação dos próprios professores de literatura, que, muitas vezes, vindos de uma má escolarização na educação básica, depois de formados, formarão outros leitores (literários) sem qualidade (STEPHANI, 2009). Tal situação levanta a seguinte questão: como tem sido encarado o letramento literário no âmbito da formação acadêmica? Desejando responder essa questão, nosso trabalho busca investigar o letramento literário no contexto do Curso de Letras, pesquisando os desafios e os caminhos da prática de alguns professores. Para tanto, partimos das reflexões proporcionadas por Candido (1972), Cereja (2005), Conceição (2009), Cosson (2009), Kato (2003), Soares (2010), Santos (2008), Tinoco (2009) e Zilberman (2008) e realizamos uma pesquisa etnográfica por meio de entrevistas.

Biografia do Autor

  • Simone da Silva Oliveira

       Especialista pela Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Campos Belos). E-mail: simone-04silva@hotmail.com.

  • Edilson Alves de Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) –  Câmpus Campos Belos. E-mail: edilson.ueg@htomail.com. http://lattes.cnpq.br/7172652832929346.
  • Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Letras e Linguística (Estudos Literários), pela UFG. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Cora Coralina. Também atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (UEG – Câmpus Cora Coralina) e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infantil e Juvenil: práticas de leitura e ensino (UEG – Câmpus Pires do Rio). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa/GEPELLP. E-mail: marcia.araujo@ueg.br. http://lattes.cnpq.br/4274917871675439.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre