INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro "Universidade Federal do Tocantins- UFT"
  • Maria José de Pinho "Universidade Federal do Tocantins"

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Desafios. Possibilidades.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no contexto escolar da contemporaneidade. Buscou-se contextualizar a interdisciplinaridade, compreender a importância do papel do professor na interdisciplinaridade e reconhecer os desafios e possibilidades de práticas interdisciplinares no contexto escolar. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa com caráter exploratório. O procedimento metodológico foi revisão bibliográfica, tendo como principais teóricos: Fazenda (1979, 1993, 2003, 2005), Gusdorf (1977), Japiassú (1976, 1992) e Morin (1991, 2000, 2001, 2003). A escola contemporânea requer uma visão total, integral e humana e não uma visão fragmentada, descontextualizada em que não refletem a necessidade do mundo atual. Assim, a interdisciplinaridade tende a se consolidar cada vez mais no contexto escolar, sendo imprescindível aos educadores que almejam uma educação que atenda às demandas do século XXI.  

Biografia do Autor

  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro, "Universidade Federal do Tocantins- UFT"
    Sou mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins- UFT, faço parte do grupo de pesquisa Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC/TOCANTINS.
  • Maria José de Pinho, "Universidade Federal do Tocantins"

    Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora associada e Bolsista Produtividade do CNPQ categoria 2. É professora da Universidade Federal do Tocantins-UFT

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre