LEITURAS DE JOVENS LEITORES: EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES

Autores

  • Rosangela Garcia Queiroz Garcia Leite Nogueira Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Rosemar Eurico Coenga

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as leituras de jovens leitores na contemporaneidade. Para isso, foram selecionados dois alunos, sendo um do ensino fundamental e outra do ensino médio, ambos estudantes da rede pública, a partir de dados coletados sobre suas escolhas literária. Procuramos mapear nos depoimentos dos participantes da pesquisa modos de incentivo à leitura literária e identificar critérios que balizam suas escolhas/trajetórias de leitura, bem como os motivos de interesse e desinteresse pelas obras selecionadas. Além disso, buscamos identificar as preferências literárias dos jovens leitores em relação a gêneros, temáticas, livros, autores e personagens, destacando as escolhas subjetivas.  O artigo contempla a abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas semiestruturadas, e se utiliza de apontamentos dos estudiosos do conhecimento da leitura/e ou letramento para fundamentar a reflexão.

 

Biografia do Autor

  • Rosangela Garcia Queiroz Garcia Leite Nogueira, Universidade de Cuiabá - UNIC
    É professora Rede Estadual de Mato Grosso, com Graduação em Pedagoga - Licenciatura - Habilitação: Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil - UNIVAG (2004); Graduação em Direito pelas Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas de Primavera do Leste - UNIC ( 2008); Pós Graduação - Função Social e Prática do Direito - UNISUL - SC (2007); Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia - Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas de Primavera do Leste - UNIC (2013); Pós Graduação em Gestão Pública - UAB/UFMT (2014). Mestranda: Programa em Ensino na UNIC/IFMT. Linha de Pesquisa: Ensino de Linguagem e seus Códigos.
  • Rosemar Eurico Coenga
    Doutor em Teoria Literária e Literaturas (UNB), Mestre em Educação (UFMT). Docente do programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (UNIC).

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Tema livre