O TEXTO NA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DO 8ᵒ ANO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Palavras-chave:
Discurso. Texto. Livro Didático.Resumo
Nesta proposta de pesquisa, busca-se perscrutar o estudo do texto em livros didáticos do 8ᵒ ano do Ensino Fundamental, entre as décadas de 1980 e 2002. Neste sentido, discutem-se as teorias linguísticas do século XX, teorias do texto e do discurso, concepções de linguagem e suas contribuições para o ensino de língua portuguesa, especificamente, para o ensino de leitura, interpretação e produção de textos. Sabemos que as teorias linguísticas são, em grande parte, responsáveis pelas discussões sobre as questões textuais que se inscrevem nos livros didáticos. Elas traduzem contribuições, mudanças de pensamento, de posturas, bem como apresentam inovações sobre os estudos da linguagem. Por se tratar de uma análise de material já elaborado, constituído por livros didáticos encontrados em diferentes bibliotecas goianas, sob a orientação de uma metodologia de pesquisa documental, buscamos compreender como a voz da teoria direciona os estudos do texto em livros didáticos de língua portuguesa nas épocas supracitadas. Assim, observamos como as questões históricas interferem nos estudos de linguagem, em específico, nos estudos do texto na perspectiva do livro didático.
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