MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.10322Resumo
O Mapeamento Sistemático da Literatura realizado objetivou levantar informações sobre a Experimentação Química no Ensino Médio de 2009 a 2018, sendo que para isso, acessou-se a Plataforma Sucupira CAPES, área Ensino de Química, com os seguintes critérios: o acesso ao trabalho ser gratuito, estar em português, espanhol ou inglês; conter contribuições relacionadas à temática: “experimentos químicos no Ensino Médio”; logo após elegeu-se os seguintes descritores: Educação básica, Ensino Médio, Experiência(s), Experimentação(ões), Experimental(is), Experimento(s), Feira de Ciências, Laboratório, Prática(s), Química, Químico(s) e Reação(ões). Foram encontrados 228 artigos dos quais 195 se desenvolveram por meio de pesquisa experimental. Percebeu-se um avanço nas pesquisas no Ensino de Ciências, com o uso da Experimentação Química em Estados com melhor rendimento domiciliar per capita e maior PIB per capita. De modo geral, a análise das publicações evidenciou que a experimentação tem sido negligenciada no Ensino de Química, sendo apontadas possíveis causas. Entre as atividades experimentais desenvolvidas no Ensino Médio predominou a abordagem investigativa (29,23%), seguido da verificativa (9,74%) e demonstrativa (10,77%). Nos demais trabalhos, mais de um tipo de atividade experimental foi utilizada, ainda com predomínio da investigativa. No contexto dos artigos mapeados, 77,19% dos trabalhos concordam que a experimentação gera aprendizagem. Sobre a Experimentação Química com viés investigativo, concluem que esta aproxima a teoria da prática, torna o ensino reflexivo, autônomo e dá oportunidade ao estudante de firmar conceitos, gerando aprendizagem significativa e motivando os estudantes.
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