A ENXADA
Resumo
A tela de Helena Vasconcelos, intitulada A enxada, em dimensões 0,50x0,60, óleo sobre tela, apresenta as cenas importantes do conto homônimo de Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, enfeixado no livro Veranico de janeiro, publicado em 1966 pela Editora José Olympio. É a mais conhecida história do autor, dada a tragicidade de suas cenas; bem como a crítica social em literatura de denúncia. Nos fragmentos apresentados na bela obra de Helena Vasconcelos aparece o desenrolar da cena, com a apresentação das vicissitudes vividas por Supriano, conhecido por Piano, na busca por uma enxada, como gênese de todo o sofrimento dos trabalhadores sem terra, dos que vivem da lavoura, os lavradores pobres e explorados, na labuta de toda uma vida de misérias e enfrentamentos desumanos. A produção Naif de Helena Vasconcelos mostra, de forma admirável, a dolorosa trajetória de Piano, ao destacar que os artistas desse gênero, de usual ingênuo e doce, também retratam temas contundentes da realidade, o cotidiano massacrante dos menos favorecidos; bem como as questões sociais; nesse caso específico, do trabalhador rural na obra de Bernardo Élis.
Professor Dr. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado
ESPECIFICAÇÃO DOS DADOS TÉCNICOS
André Louco
TEC AST
Dimensão 0,50x0,60
Ano: 2021

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).