ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA PREVALÊNCIA DE HIV/AIDS NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.14269Resumo
Este estudo foi realizado para quantificar o número de casos e analisar o perfil do paciente de HIV/AIDS em Goiás, de 2011 a 2021. A coleta de dados foi realizada utilizando-se dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, referentes às variáveis gênero, relação masculino/feminino, taxa de detecção geral, raça/cor da pele, escolaridade e categoria de exposição. Foram notificados 11.534 casos, 72,26% eram homens, relação masculino/feminino aumentou de 2,2 em 2011 para 3,2 em 2021, 64,91% eram pardos, com grau de escolaridade fundamental incompleto (21,36%) e ensino médio completo (23,08%) e homossexuais e bissexuais, juntos, representaram a maior porcentagem de notificações (31,46% e 5,05%), seguidos dos heterossexuais (30,31%). Concluiu-se que o paciente com HIV/AIDS em Goiás é, predominantemente, do sexo masculino, pardo, com baixo grau de escolaridade e tem como forma de exposição à doença a prática de sexo sem proteção com parceiros homossexual/bissexual/heterossexual.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).