COMBATENDO O DISCURSO DE ÓDIO E A VIOLÊNCIA CONTRA A ESCOLA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.31668/nz9yr166Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e problematizar o processo de planejamento pedagógico coletivo, realizado pela equipe da área de ciências humanas de uma escola estadual em Aracruz/ES, no âmbito da construção de um projeto, que visa fomentar a educação em direitos e humanos e combater o discurso de ódio e a violência contra a escola. Amparados pela concepção histórico-crítica propusemos e desenvolvemos, por meio da leitura, da reflexão e do diálogo, uma proposta de intervenção pedagógica a se realizar na escola no período de maio a agosto de 2023. Como subsídio, elaboramos uma cartilha, que apresenta, debate e contextualiza os principais conceitos e apresenta os métodos de aplicação do projeto; e executamos uma formação para toda a equipe de docentes da unidade escolar com o objetivo de problematizar esta temática na escola e favorecer a prática de ações mais justas com respeito e acolhimento às diversas juventudes. Dessa forma, observamos a elevada potencialidade do planejamento coletivo na elaboração de propostas educativas, assim como na formação humana dos docentes envolvidos.
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