COMBATENDO O DISCURSO DE ÓDIO E A VIOLÊNCIA CONTRA A ESCOLA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COLETIVO

Autores

  • Israel David de Oliveira Frois Universidade Federal do Espírito Santo/Doutorando
  • Geziane do Nascimento Oliveira Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo/Professora https://orcid.org/0000-0003-1716-280X

DOI:

https://doi.org/10.31668/nz9yr166

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e problematizar o processo de planejamento pedagógico coletivo, realizado pela equipe da área de ciências humanas de uma escola estadual em Aracruz/ES, no âmbito da construção de um projeto, que visa fomentar a educação em direitos e humanos e combater o discurso de ódio e a violência contra a escola. Amparados pela concepção histórico-crítica propusemos e desenvolvemos, por meio da leitura, da reflexão e do diálogo, uma proposta de intervenção pedagógica a se realizar na escola no período de maio a agosto de 2023. Como subsídio, elaboramos uma cartilha, que apresenta, debate e contextualiza os principais conceitos e apresenta os métodos de aplicação do projeto; e executamos uma formação para toda a equipe de docentes da unidade escolar com o objetivo de problematizar esta temática na escola e favorecer a prática de ações mais justas com respeito e acolhimento às diversas juventudes. Dessa forma, observamos a elevada potencialidade do planejamento coletivo na elaboração de propostas educativas, assim como na formação humana dos docentes envolvidos.

Biografia do Autor

  • Geziane do Nascimento Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo/Professora

    Professora, Socióloga (registro SRP 0000056/PB) e Assistente Editorial na Revista CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFPB. Graduanda em Licenciatura em Letras/ Português/Inglês pela UniFaveni; Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia (Bacharelado - 2013 e Licenciatura - 2018) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí/UFPI (2022) e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2017). Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Educação.

Publicado

2025-07-04