DESAFIOS E PERSPECTIVAS:
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM TEUTÔNIA/RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.31668/gbzp2t67Palavras-chave:
Evasão Escolar; Ensino Médio Noturno; Metodologias de Ensino.Resumo
A educação é um direito fundamental para o desenvolvimento individual e social. No entanto, a evasão escolar, tema central deste trabalho, é uma questão persistente em diversas regiões do Brasil, impactando negativamente a qualidade da educação e o futuro dos estudantes. Este estudo explora as causas da evasão escolar em uma escola estadual no município de Teutônia/RS, com enfoque específico no turno noturno dos estudantes do Ensino Médio. Entre as principais causas identificadas estão fatores econômicos, desinteresse dos estudantes, metodologias de ensino desatualizadas e a falta de vínculo e identidade cultural dos estudantes com a escola. Propõem-se soluções para mitigar esse problema, incluindo a modernização das metodologias de ensino, iniciativas de engajamento escolar, incentivos governamentais por meio de políticas públicas e a criação de um ambiente escolar mais acolhedor.
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