DESAFIOS E PERSPECTIVAS:

EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM TEUTÔNIA/RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/gbzp2t67

Palavras-chave:

Evasão Escolar; Ensino Médio Noturno; Metodologias de Ensino.

Resumo

A educação é um direito fundamental para o desenvolvimento individual e social. No entanto, a evasão escolar, tema central deste trabalho, é uma questão persistente em diversas regiões do Brasil, impactando negativamente a qualidade da educação e o futuro dos estudantes. Este estudo explora as causas da evasão escolar em uma escola estadual no município de Teutônia/RS, com enfoque específico no turno noturno dos estudantes do Ensino Médio. Entre as principais causas identificadas estão fatores econômicos, desinteresse dos estudantes, metodologias de ensino desatualizadas e a falta de vínculo e identidade cultural dos estudantes com a escola. Propõem-se soluções para mitigar esse problema, incluindo a modernização das metodologias de ensino, iniciativas de engajamento escolar, incentivos governamentais por meio de políticas públicas e a criação de um ambiente escolar mais acolhedor.

Biografia do Autor

  • Moacir Peters, Universidade do Vale do Taquari

    Graduado em História. Professor da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul.

  • Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari

    Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e no de Ambiente e Desenvolvimento da Univates.

Publicado

2025-07-04