FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO:
DESAFIOS, IMPACTOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/tbcypn71Palavras-chave:
Políticas Públicas, Formação Continuada de Professores, Estado de São Paulo.Resumo
O presente artigo analisa a literatura acadêmica sobre políticas públicas para a formação continuada de professores no estado de São Paulo, explorando características, limitações e impactos dessas iniciativas no Brasil. A relevância do tema reside na necessidade de alinhar a formação docente às demandas educacionais contemporâneas. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando o software Harzing's Publish or Perish e a base Google Scholar, com os descritores "Políticas Públicas", "Formação Continuada de Professores" e "Estado de São Paulo". Dez obras foram selecionadas, baseando-se em critérios de relevância temática e temporal (2019-2023). A análise qualitativa concentrou-se nos objetivos, metodologias e contribuições das publicações. Os resultados indicam que, embora as políticas públicas sejam essenciais para o desenvolvimento docente, enfrentam desafios significativos, como lacunas no financiamento, desarticulação entre teoria e prática e desigualdades regionais. Alguns estudos destacaram esforços pontuais, como o uso de TIC, mas a abrangência das ações permanece limitada. As obras analisadas enfatizam a necessidade de políticas mais inclusivas, alinhadas às realidades locais e que promovam uma formação reflexiva e crítica. Conclui-se que avanços são necessários para superar lacunas estruturais e garantir uma formação docente eficaz, contribuindo para a valorização profissional e a melhoria da qualidade educacional.
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