FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO:

DESAFIOS, IMPACTOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/tbcypn71

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação Continuada de Professores, Estado de São Paulo.

Resumo

O presente artigo analisa a literatura acadêmica sobre políticas públicas para a formação continuada de professores no estado de São Paulo, explorando características, limitações e impactos dessas iniciativas no Brasil. A relevância do tema reside na necessidade de alinhar a formação docente às demandas educacionais contemporâneas. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando o software Harzing's Publish or Perish e a base Google Scholar, com os descritores "Políticas Públicas", "Formação Continuada de Professores" e "Estado de São Paulo". Dez obras foram selecionadas, baseando-se em critérios de relevância temática e temporal (2019-2023). A análise qualitativa concentrou-se nos objetivos, metodologias e contribuições das publicações. Os resultados indicam que, embora as políticas públicas sejam essenciais para o desenvolvimento docente, enfrentam desafios significativos, como lacunas no financiamento, desarticulação entre teoria e prática e desigualdades regionais. Alguns estudos destacaram esforços pontuais, como o uso de TIC, mas a abrangência das ações permanece limitada. As obras analisadas enfatizam a necessidade de políticas mais inclusivas, alinhadas às realidades locais e que promovam uma formação reflexiva e crítica.  Conclui-se que avanços são necessários para superar lacunas estruturais e garantir uma formação docente eficaz, contribuindo para a valorização profissional e a melhoria da qualidade educacional.

Biografia do Autor

  • Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

  • Rafael Perelli, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André

  • Alexandre Costa Carraro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor de educação física escolar da Prefeitura Municipal de Santo André.

  • Cesar Antonio Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor de Educação física da Prefeitura Municipal de Santo André. 

  • Pualo Sergio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação eem Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Publicado

2025-07-04