A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO CEARENSE:

A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/tkd8yj70

Palavras-chave:

Ensino de Ciências , Currículo, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz dos documentos Texto Base (BNCC), Programa de Apoio à Implementação à base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC). Realizou-se uma pesquisa documental para recorte de trecho destes documentos, inerentes à modalidade Ensino Fundamental e à área Ciências da Natureza. Em sequências, os dados obtidos foram analisados com uso do software IRaMuTeQ, em função da frequência lexical de um Corpus Constituído pelos trechos selecionados. Os resultados destacam a palavra "conhecimento", evidenciando sua importância nas competências que integram conhecimento, habilidades, atitudes e valores para compreensão da realidade, física, social, cultural e digital. Outro ponto de destaque foi a articulação entre ciências, visando a preparação problematizações socioambientais. Conclui-se que, na área de Ciências da Natureza, a BNCC destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades específicos para preparar os estudantes para os desafios contemporâneas e a continuidade de sua formação. 

Biografia do Autor

  • Joan Petrus Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em química. Pós-doutorando do programa de pós-graduação em Física na Universidade Federal do Ceará.

  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior, Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Educação, Professor Adjunto na Universidade Estadual do Ceará, lotado no curso de Licenciatura em Química.

Publicado

2025-07-04