A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO CEARENSE:
A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.31668/tkd8yj70Palavras-chave:
Ensino de Ciências , Currículo, Ensino FundamentalResumo
Este trabalho objetiva analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz dos documentos Texto Base (BNCC), Programa de Apoio à Implementação à base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC). Realizou-se uma pesquisa documental para recorte de trecho destes documentos, inerentes à modalidade Ensino Fundamental e à área Ciências da Natureza. Em sequências, os dados obtidos foram analisados com uso do software IRaMuTeQ, em função da frequência lexical de um Corpus Constituído pelos trechos selecionados. Os resultados destacam a palavra "conhecimento", evidenciando sua importância nas competências que integram conhecimento, habilidades, atitudes e valores para compreensão da realidade, física, social, cultural e digital. Outro ponto de destaque foi a articulação entre ciências, visando a preparação problematizações socioambientais. Conclui-se que, na área de Ciências da Natureza, a BNCC destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades específicos para preparar os estudantes para os desafios contemporâneas e a continuidade de sua formação.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).