EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO NO HAITI:
ANÁLISE CRÍTICA DO PLANO OPERACIONAL (PO) 2010/2015 E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO UNIVERSAL GRATUITA E OBRIGATÓRIA (PSUGO)
DOI:
https://doi.org/10.31668/fbvq7833Palavras-chave:
Sistema educacional Haitiano- Política educacional- NeoliberalismoResumo
Neste artigo analisamos as influências neoliberais na configuração do plano operacional 2010/2015 que conduz ao programa de escolarização universal gratuita e obrigatória (PSUGO). A argumentação teórica baseia-se nos trabalhos de autores como Saint-Fort (2016), Enoque (2010), Pierre (2021), Arroyo (2010), Souza (2009), (Joint, 2006, 2008), Laval (2019); Dadot, Laval (2016); Pablo (1996); as fontes documentais foram úteis para melhor compreender as reformas educacionais, considerando a constituição de 1987, convenções, decretos-leis. Uma abordagem qualitativa é adotada, combinando a análise documental. Isso permite uma compreensão aprofundada das políticas educacionais em seu contexto histórico, político e social. A análise revela que o PO e o PSUGO refletiram os ideais neoliberais, enfatizando a privatização, a concorrência e a desregulamentação. Isso leva à fragmentação do sistema educacional, resultando em desigualdades e deterioração da qualidade da educação. Uma necessidade de repensar as políticas educacionais no Haiti é, portanto, necessária, colocando-as em um quadro de justiça social e equidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).